Créer jeu

B2. CO_ADJETIVOS_Discurso DJTM_O que é amar um país?

Compléter

Complete o excerto do discurso com os adjetivos dados.

Téléchargez la version papier pour jouer

Créé par

Top 10 résultats

Il n'y a toujours pas de résultats pour ce jeu. Soyez le premier à apparaître dans le classement! Connectez-vous pour vous identifier.
Créez votre propre jeu gratuite à partir de notre créateur de jeu
Créez compléter
Affrontez vos amis pour voir qui obtient le meilleur score dans ce jeu
Créer un défi
  1. temps
    but
  1. temps
    but
temps
but
temps
but
game-icon

Completar

B2. CO_ADJETIVOS_Discurso DJTM_O que é amar um país?

Complete o excerto do discurso com os adjetivos dados.

PRO-Português (Timor-Leste)
1

central precisos criativa baixos múltiplas perpétuo turbulento amplo preclaro oceânica extraordinário

Camões e a arte do desconfinamento
Pensemos hoje no contributo de Camões . Camões não nos deu só o poema . Se quisermos ser , Camões deixou - nos em herança a poesia . Se , à distância destes quase quinhentos anos , continuamos a evocar coletivamente o seu nome , não é apenas porque nos ofereceu , em concreto , o mais mapa mental do Portugal do seu tempo , mas também porque iniciou um inteiro povo nessa inultrapassável arte de navegação interior que é a poesia . A poesia é um guia náutico ; é um tratado de marinhagem para a experiência da vida ; é uma cosmografia da alma . Isso explica , por exemplo , que Os Lusíadas sejam , ao mesmo tempo , um livro que nos leva por mar até à India , mas que nos conduz por terra ainda mais longe : conduz - nos a nós próprios .
Se é verdade , como escreveu Wittgenstein , que «os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo» , Camões desconfinou Portugal . A quem tivesse dúvidas sobre o papel da cultura , das artes ou do pensamento na construção de um país bastaria recordar isso . Camões desconfinou Portugal no século XVI e continua a ser para a nossa época um mestre da arte do desconfinamento . Porque desconfinar não é simplesmente voltar a ocupar o espaço , mas é poder , sim , habitá - lo plenamente ; poder modelá - lo de forma , com forças e intensidades novas , sentir - se protagonista e participante de um projeto mais e em construção , que a todos diz respeito . É não se conformar com os limites da linguagem , das ideias , dos modelos e do próprio tempo . Numa estação de tetos , Camões é uma inspiração para ousar sonhos grandes . E isso é tanto mais decisivo numa época que não apenas nos confronta com mudanças , mas sobretudo nos coloca no interior de uma mudança de época .

( https : / / observador . pt / programas / emissao - especial / tolentino - mendonca - camoes - desconfinou - portugal / )