Icon Créer jeu Créer jeu

A Jornada da Célula-Mestra (Webquest 1 - Citologia)

Carte Interactive

"A Jornada da Célula-Mestra" visa educar os jogadores sobre os fascinantes conceitos da citologia e o potencial das células-tronco, enquanto os engaja na reflexão crítica sobre os complexos dilemas éticos que moldam o futuro desta promissora área da ciência.

Téléchargez la version pour jouer sur papier

Âge recommandé: 15 ans
6 fois fait

Créé par

Brazil
Ce jeu est une version de

Top 10 résultats

  1. 1
    01:08
    temps
    100
    but
Voulez-vous apparaître dans le Top 10 de ce jeu? pour vous identifier.
Créez votre propre jeu gratuite à partir de notre créateur de jeu
Affrontez vos amis pour voir qui obtient le meilleur score dans ce jeu

Top Jeux

  1. temps
    but
  1. temps
    but
temps
but
temps
but
 
game-icon

A Jornada da Célula-Mestra (Webquest 1 - Citologia)Version en ligne

"A Jornada da Célula-Mestra" visa educar os jogadores sobre os fascinantes conceitos da citologia e o potencial das células-tronco, enquanto os engaja na reflexão crítica sobre os complexos dilemas éticos que moldam o futuro desta promissora área da ciência.

par Cecília Aragão
1 Onde é encontrada a células-tronco embrionária? 2 Qual o potencial das células-tronco embrionárias? 3 Qual o 1º passo antes do uso das células-tronco? 4 Como as células-tronco adultas são obtidas? 5 Qual finalidade do uso de células-tronco? 6 Qual o seu potencial celular de diferenciação? 7 Como isolamos as células-tronco adultas? 8 Como é a expansão das células-tronco embrionárias? 9 Como é a criação das células-tronco embrionárias? 10 FIM

Explicação

As células-tronco embrionárias são extraídas do blastocisto, estágio inicial de desenvolvimento do embrião entre 3-5 dias após a fecundação.

Podem ser considerads Totipotentes ou Pluripotentes. As células-tronco totipotentes geram tecidos extraembrionários e podem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, incluindo a placenta e os anexos embrionários, por exemplo o zigoto. Já as células-tronco pluripotentes são especializadas em gerar células dos três folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma), podendo se transformar em quase todos os tecidos do corpo.

1º passo antes da extração, investigação e aplicação de células-tronco embrionárias ou adultas é a aprovação por um comitê de ética e todos os procedimentos e extrações devem seguir as leis de uso e ética vinculadas ao Artigo 5º da Lei de Biossegurança (Lei 11.105/2005).

São encontradas na principalmente na médula óssea, tecido adiposo e no cordão umbilical. Diferentemente das células-tronco embrionárias, as adultas têm uma capacidade de diferenciação mais limitada, podendo se transformar em células específicas de um determinado tecido ou órgão.

Podem ser usadas para tratar doenças como câncer, diabetes, doenças genéticas, lesões de medula espinhal, demências, doenças auto-imunes.

Em relação ao potencial celular, as células-tronco adultas podem se diferenciar em células específicas, como osteócitos, condrócitos e adipócitos. As células-tronco adultas podem ser usadas para reparar tecidos danificados ou doentes e as células-tronco adultas têm um grande potencial para terapias regenerativas, como a regeneração de tecidos e órgãos.

As células extraídas são processadas para isolar as células-tronco adultas. Em seguida, ocorre a introdução de um vetor viral nas células. Isso é uma técnica comum para reprogramar células adultas em células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs).

Essas células são então expandidas em grandes quantidades em placas de cultura. Sob condições controladas, essas células-tronco pluripotentes são induzidas a se diferenciar em diversos tipos de células especializadas, como neurônios, células musculares e outros tipos celulares.

Adquire-se células-tronco embrionárias através da fertilização in vitro de um embrião, realizado em laborátorio.

Parabéns por ter concluído o jogo. Agora você conhece um pouco mais sobre uso de células-tronco embrionárias e adultas na ciência, bem como as implicações éticas de cada uma delas.

educaplay suscripción