ABC da Geodiversidade da Estrela (+16 anos)Version en ligne
Cada letra do Alfabeto dá-te uma pista para descobrires a geodiversidade da Estrela. Testa o que sabes sobre esta temática!
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Z
Começa com
A
Fator que influencia a temperatura, a precipitação e a distribuição da vegetação na Serra da Estrela.
Começa com
B
Mineral existente nos granitos e que, comumente, é chamado de mica preta.
Começa com
C
Rocha extremamente dura que se observa na serra Estrela e que resulta do metamorfismo de contacto.
Começa com
D
Fissuras ou fraturas existentes em maciços rochosos, originadas por fenómenos de contração durante o arrefecimento de magmas ou por ações de compressão/ tensão, ao longo das quais não existiu movimento considerável.
Começa com
E
Designação dada a um bloco rochoso que foi transportado (por vezes, grandes distâncias em relação ao seu ponto de origem) por ação dos glaciares, e que apresenta características petrológicas diferentes do substrato rochoso onde se encontra.
Começa com
F
Veio, preenchido por rocha ou mineral, que se formou devido à presença de um fluido a altas temperaturas que se encaixou, ao longo de uma falha ou fratura, em outra rocha (rocha encaixante).
Começa com
G
Grandes massas de gelo que se formaram na serra da Estrela, durante as últimas idades do gelo (períodos da história da Terra, em que a temperatura média global era mais baixa que a atual).
Começa com
H
Nome dado a um bloco que, por ação da tectónica, se eleva relativamente ao território circundante, devido a um sistema de falhas.
Começa com
I
Relevo que se destaca numa área aplanada, resultante da erosão diferencial das rochas, também designado monte-ilha.
Começa com
J
Concentração anormalmente elevada de um determinado elemento químico, associado a uma rocha ou a um mineral, passível de ser explorado economicamente.
Começa com
L
mineral extraído na pedreira de Gonçalo (na Guarda), em associação com o quartzo e feldspato, para utilização na indústria cerâmica, com o propósito de baixar o ponto de fusão e, consequentemente, reduzir o consumo energético.
Começa com
M
Acumulação de materiais rochosos de diferentes dimensões (blocos, calhaus e areias) que foram transportados pelo gelo glaciar, e que normalmente formam alinhamentos na paisagem.
Começa com
N
Nascentes de águas quentes e sulfurosas, que podemos encontrar em Manteigas ou em Unhais da Serra, que se formaram devido à infiltração de águas superficiais, que são sobreaquecidas em profundidade.
Começa com
O
Conjunto de processos tectónicos que afetam a crosta terrestre e dão origem à formação de grandes cadeias montanhosas, como são exemplo os Himalaias.
Começa com
P
Forma de relevo com uma altitude elevada, caracterizada por um topo aplanado a partir do qual sobressaem vales, cuja profundidade recorta a paisagem.
Começa com
Q
Mineral de composição química SiO2 (sílica), com dureza 7 na Escala de Mohs, que pode apresentar cores diferentes, dependendo das impurezas presentes na malha cristalina.
Começa com
R
Supercontinente que abrangia a maior parte da porção continental da Terra na Era Neoproterozoica, há cerca de 1000 milhões de anos.
Começa com
S
Símbolo do elemento químico presente nas águas sulfurosas das Termas de Manteigas e de Unhais da Serra, que lhes confere um odor característico.
Começa com
T
Torre granítica, formada por grandes blocos dispostos geometricamente, respeitando o sistema de falhas (diaclases) que os originou.
Começa com
U
Elemento químico, metálico e radioativo, cujo número atómico é o 92 e que se encontra presente em rochas graníticas.
Começa com
V
Tipo de vale, característico de regiões montanhosas que estiveram sujeitas à ação erosiva de antigos glaciares, que apresenta um perfil transversal em “U” aberto.
Começa com
W
Símbolo químico do Tungsténio ou Volfrâmio, elemento extraído nas Minas da Panasqueira, na Covilhã.
Começa com
X
Rocha metamórfica que existe na Serra da Estrela e que é caracterizada por apresentar xistosidade.
Começa com
Z
Mineral presente no granito, que é muito importante para a datação radiométrica das rochas, uma vez que os seus cristais possuem pequenas quantidades de urânio.
|