Patricia Churchland (nascida em 1943) É conhecida por seu trabalho sobre neurofilosofia e filosofia da mente.
Philippa Foot (1920–2010) Foi uma filósofa britânica que, inspirada por Aristóteles, foi uma das fundadoras da ética da virtude contemporânea. Uma de suas experiências mentais mais famosas é o dilema do bonde, que levanta questões sobre julgamento moral.
Gayatri Spivak (nascida em 1942) Ela é uma das primeiras mulheres indianas a ocupar um lugar de destaque na academia dos EUA, e suas obras sobre feminismo, tradução, desconstrução e sobre como os intelectuais precisam ser mais transparentes em seu próprio trabalho mudaram a maneira como vejo a vida
Márcia Tiburi (1970) Nascida no Rio Grande do Sul, Márcia é graduada e mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É um dos jovens nomes mais conhecidos do assunto no país e trata de temas contemporâneos como filosofia do conhecimento, ética e feminismo.
Hipátia de Alexandria (cerca de 350–370 – 415 d.C.) Foi uma das poucas filósofas que viveu em Alexandria, Egito, então parte do Império Romano do Oriente. Embora nenhuma obra escrita diretamente por ela tenha sobrevivido, acredita-se que ela possa ter editado os textos sobreviventes de Euclides, "Os Elementos", e de Ptolomeu, "Almagesto". Também é possivelmente coautora de alguns dos comentários atribuídos a seu pai, Téon de Alexandria.
Hannah Arendt (1906–1975) Foi uma teórica política alemã que escreveu muito sobre poder, democracia e totalitarismo. Seu ensaio "Sobre a Violência" fez uma distinção importante entre poder e violência, mas sua obra mais famosa provavelmente foi "A Condição Humana". Nela, ela discute a ação política como um meio de alcançar a liberdade.
Lory Janelle Dance Ela fala a verdade sobre a condição humana de forma muito simples, mas com uma visão macrocósmica das situações sociais, então você se encontra, independentemente da sua identificação étnica ou racial, dizendo: 'amém, irmã' depois de quase todos os parágrafos
Angela Davis (nascida em 1944) É uma filósofa americana e ativista política que escreve e ministra palestras sobre questões relacionadas aos direitos das mulheres, raça, classes e o estado do sistema de justiça criminal americano.
Djamila Ribeiro (1980) Nascida em Santos, litoral paulista, Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo, com ênfase em teorias feministas. Um dos nomes mais falados no Brasil em temas como o ativismo negro e digital.
Simone Weil (1909—1943) Foi uma filósofa e ativista francesa. Seus trabalhos mais conhecidos são sobre ausência, aflição e beleza.
Marilena Chauí (1941) A paulistana Marilena Chauí já foi considerada a filósofa mais importante do Brasil segundo a Revista Cult. Formada, mestra e doutora pela Universidade de São Paulo, ela possui uma vasta e reconhecida obra acerca da filosofia. Atualmente é professora da USP e militante política.
Simone de Beauvoir (1908–1986) Foi uma filósofa francesa que talvez seja mais conhecida por ter escrito "O Segundo Sexo", livro no qual ela diferencia o sexo biológico do gênero socialmente construído. De Beauvoir é reconhecida por preparar o terreno para a segunda onda do feminismo e escreveu muito sobre opressão feminina e patriarcado.