Créer une activité
Jouer Mots Croisés
1 Método de barreira, protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É feito de látex, disponível gratuitamente em UBS. Disponível versão feminina e masculina.
2 Substância química que mata os espermatozoides. É eficaz por um período de uma hora após a sua aplicação, encontrado em cremes, géis e espumas, que podem ser comprados em farmácias. Eficácia de aproximadamente 71% se seguidas todas as recomendações e não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
3 Método de esterilização definitiva masculina. Nesta cirurgia são feitas duas pequenas incisões no saco escrotal para que o cirurgião chegue aos canais deferentes. Ambos os canais que saem de cada testículo são cortados e amarrados. Assim, os espermatozoides são produzidos, porém não conseguem chegar aos líquidos ejaculatórios que são eliminados sem a presença dos gametas.
4 Cirurgia que consiste na interrupção da continuidade das tubas uterinas. Nesse método as tubas uterinas (alojadas dentro do abdómen feminino) são cortadas e amarradas. Assim, mesmo que os espermatozoides entrem no corpo feminino, eles não conseguirão chegar ao óvulo, uma vez que seu caminho pelas tubas uterinas terá sido interrompido.
5 Envolve um monitoramento diário do ciclo menstrual, porém não é não é um método confiável (para ser utilizado sozinho), pois, inúmeros fatores podem interferir no ciclo menstrual. Não protege de ISTs
6 Anel flexível envolvido por uma borracha fina que impede a entrada dos espermatozóides no útero, comercializado com receita médica. Não deve ser retirado antes de um período de 6 horas após a última relação sexual. Não é descartável, podendo ser utilizado por até 3 anos.
7 Pílula do dia ________: Não deve ser considerado um método anticoncepcional de rotina, sendo usada só em casos de emergência. O tratamento deve ser iniciado no máximo 72 horas após uma relação sexual sem proteção para reduzir o risco de gravidez em aproximadamente 85%.
8 ______ Anticoncepcional: método de contracepção oral, podendo ser combinada (2 hormônios associados), ou com apenas um hormônio (progestina). Inibe a ovulação, impedindo que a mulher entre no período fértil. Eficácia de 97% com uso recomendado e não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
9 (Sigla): dispositivo Intrauterino. Tem formato de T, podendo ser de cobre ou hormonal.
2
3
5
1
6
9
7
8
4