SCANNING
CONHECIMENTO PRÉVIO
PREDICTION
PALAVRAS COGNATAS
SKIMMING
FALSAS COGNATAS
são palavras inglesas que são muito parecidas com as do português, geralmente de origem grega ou latina. Há muitas palavras cognatas e isso facilita muito a compreensão de um texto. Exemplos: information, conclusão, pharmacy, direction, etc.
Desnatar no sentido figurado, no sentido de tirar a ‘nata do leite’, o grosso, o essencial. Skimming é um processo de leitura rápida do texto com o intuito de extrair o máximo possível de informações, para com isso formar uma ideia geral do texto. Neste processo encontram-se palavras já conhecidas, palavras parecidas com o português, etc.
Este é um processo contínuo durante a leitura do texto, mas o ponto de partida geralmente são informações como títulos, subtítulos, gravuras, gráficos, enfim, tudo que pode nos dar pistas sobre o sentido do texto. Se o título de um texto é: “Drugs kill”, por exemplo, muitos já conhecem estas palavras e já terão uma base, ou seja, o texto vai falar sobre os efeitos da droga, as conseqüências, etc
numa leitura de texto, nós sempre utilizamos o que já sabemos para interpretar novas informações. Usando o exemplo acima sobre drogas, você automaticamente utilizará todo o seu conhecimento sobre este tema para interpretar outro texto com a mesma temática. Não só o conhecimento prévio na nossa língua, mas até mesmo o conhecimento prévio do inglês.
são palavras que parecem cognatas, mas não são. Elas enganam e, por isso, faz-se necessário o aprendizado de algumas principais. Exemplos: parents (pais), relatives (parentes), library (biblioteca), avocado (abacate), actually (na verdade), etc.
Esta é uma estratégia na qual se faz uma busca rápida no texto, escaneando-o rapidamente, buscando informações específicas. Um exemplo seria procurar num texto informações sobre nomes, datas de nascimento, números de telefone, etc. Não seria necessário uma leitura, mas apenas velozmente ‘passando-se o dedo’ pelo texto na busca dessas informações.