Créer une activité
Jouer Compléter
A história da tão famosa música ? Garota de Ipanema ? , é ____________________ contrário do que muitos dizem respeito de que a música teria sido composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes sentados à mesa ____________________ cantinho perto do banheiro do antigo Bar Veloso ( atual Garota de Ipanema ) , tomando muitas cervejas , embriagados ____________________ beleza de Helô Pinheiro ( na época , uma adolescente ) que todos os dias passava por ali no fim de tarde para comprar cigarros para sua mãe .
A canção foi composta em 1962 , chegando a ser considerada o hino ____________________ bossa nova , mais ainda do que ? Chega de Saudade ? , gravada por João Gilberto ____________________ 1958 , que havia provocado uma verdadeira revolução na música popular .
? Garota de Ipanema ? teria perto ____________________ 300 gravações , mas o número real deve estar perto ____________________ dobro disso , e até Frank Sinatra a gravou .
Quanto ao número de execuções da canção , segundo dados oficiais , ? Garota de Ipanema ? rivaliza com ? Yesterday ? , de Lennon & McCartney , as duas ultrapassando os 5 milhões .
? Garota de Ipanema ? foi apresentada ____________________ primeira vez em um show na Boate Bon Gourmet , em Copacabana , ____________________ Rio , em agosto de 1962 , por Tom Jobim , Vinicius de Moraes e João Gilberto , e depois desse ano nunca mais comporiam juntos os dois primeiros . O motivo alegado foram ____________________ viagens e , de fato , Tom foi para Nova York e Vinícius voltou a exercer suas funções diplomáticas ____________________ Paris .
Mas a primeira gravação oficial , em disco , de ? Garota de Ipanema ? foi feita por Pery Ribeiro , na Odeon , e o Tamba Trio , Philips , no mês de janeiro de 1963 .
Enquanto ao nascimento de ? Garota de Ipanema ? , Tom e Vinícius nunca tiveram como estilo escrever músicas ____________________ mesas de bares , embora nesses mesmos bares tenham investido as melhores horas de suas vidas . A melodia foi composta de forma meticulosa por Tom , piano , na sua casa ____________________ Rua Barão Torre , em Ipanema , e não tinha como destino inicial musicar a letra de Vinícius , mas , sim , ____________________ comédia musical intitulada ? BLIMP ? , que Vinícius já tinha cabeça , mas nunca pôs no papel .
A letra foi escrita ____________________ Vinícius em Petrópolis e não nasceu se chamando ? Garota de Ipanema ? , e sim , ? Menina que passa ? , e toda a sua primeira parte era diferente . Depois , os dois se encontraram , e , finalmente , nasceu a canção por completo .
O Veloso serviu apenas como referência , apesar de ostentar até hoje em suas paredes cópias da partitura melodia e dar a ilusão de que uma mesinha de canto , hoje próxima ____________________ sanitários , teria sido o exato local onde os dois ficaram para escrever a canção , ao ver a garota passar a caminho mar .
Quanto ____________________ famosa garota ela foi mesmo Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto , depois conhecida como Helô Pinheiro . Foi ____________________ Veloso que Tom e Vinícius a viram passar inúmeras vezes , não apenas a caminho do mar de Ipanema na Vieira Souto , mas , também , a caminho do colégio , da costureira e ____________________ dentista .
No início , Helô Pinheiro não imaginava que a canção era em sua homenagem , mas logo começou ____________________ desconfiar porque desde 1962 , dois bem informados sujeitos da revista ? FATOS E FOTOS ? ( Ronaldo Bôscoli , o repórter e Hélio Santos , o fotógrafo ) viviam insistindo em fotografá - la ____________________ daqueles ? duas peças ? meio escandalosos para a época , mas que ____________________ dias de hoje dariam para confeccionar inúmeros ? fios - dentais ? . Conseguiram a façanha , mas só depois que ____________________ pai de Helô , um general da linha - dura , certificou - se bons propósitos ____________________ dois . Mas foi apenas três anos depois , em 1965 , quando Helô já tinha 22 anos e estava de casamento marcado que Tom e Vinícius lhe revelaram que a canção fora dedicada a ela .