Créer une activité
Jouer Compléter
Chegou ontem a Díli o primeiro ____________________ de 84 professores portugueses que irão ser destacados nas escolas de referência de Timor - Leste , ____________________ por CAFE , Centros de Aprendizagem e Formação Escolar .
Os CAFE são geridos de forma ____________________ por Portugal e Timor - Leste , cabendo ao Governo português o pagamento de salários e ao Governo timorense os complementos ____________________ e viagens .
Os CAFE oferecem um ensino público , desde o pré - escolar até ao secundário , num processo de ampliação progressivo que permite que haja já ____________________ de 10º ano em nove dos 13 centros regionais .
No total , o projeto conta com 140 professores ____________________ e 107 professores timorenses , devendo ser contratados , em breve , mais uma centena de docentes de Timor - Leste .
O projeto tem uma componente de ensino , mas também de ____________________ , essencial para garantir a sustentabilidade do projeto a longo ____________________ , como recordou a ministra timorense .
? Todos temos de tirar o máximo proveito desta oportunidade . As partilhas de experiências e de conhecimento têm de atingir níveis ____________________ . Sei e espero que continuem a trabalhar em pares pedagógicos para que , em breve , os professores timorenses tenham todas as ____________________ para assumir em pleno todas as turmas ? , disse .
? Os timorenses gostam muito de ter professores portugueses nas ____________________ mas o projeto já se estendeu até ao ensino secundário e , por isso , está na hora de serem os professores timorenses a assumir mais ____________________ , principalmente nos níveis mais baixos como o pré - escolar e o primeiro ciclo do ensino ____________________ ? , frisou a governante .
Lina Vicente , ____________________ portuguesa do projeto , disse à Lusa que essa é uma das componentes importantes do projeto que quer , este ano , repetir os ____________________ do ano passado , com os alunos dos CAFE a liderar os rankings dos ____________________ nacionais . ( Lusa / março . 2019 )