Créer une activité
Jouer Compléter
A participação ativa das mulheres e organizações de mulheres ____________________ ( SER ) indispensável para valorizar o papel das mulheres na construção nacional .
[ Eu ] ____________________ ( CUMPRIMENTAR ) o trabalho da Rede Feto e de todas as organizações de mulheres . [ Eu ] ____________________ ( APRECIAR ) e ____________________ ( ACOMPANHAR ) há muito tempo o seu trabalho . ____________________ ( SABER ) que a sociedade civil ____________________ ( FAZER ) um trabalho notável na defesa da igualdade de género .
[ Eu ] ____________________ ( AGRADECER ) o convite que a Rede Feto e a Srª Secretária de Estado me dirigiram para estar hoje aqui convosco e assinalar a abertura deste seminário sobre a importância do voto das mulheres no moldar do futuro do nosso país .
As mulheres ____________________ ( SER ) metade dos cidadãos de Timor - Leste . Naturalmente , a contribuição ativa das mulheres ____________________ ( SER ) fundamental para a qualidade da nossa democracia . Mas as vantagens que o país ____________________ ( CONSEGUIR ) com a participação das mulheres não são só uma questão do número de mulheres na sociedade .
A Constituição da RDTL ____________________ ( ESTABELECER ) o princípio da igualdade de direitos de todos os cidadãos , incluindo a igualdade de direitos entre homens e mulheres . Mas , na nossa sociedade , as mulheres ainda não ____________________ ( TER ) a mesma oportunidade de exercerem os seus direitos .
As responsabilidades maiores quanto à educação e à saúde das crianças , por exemplo , ainda ____________________ ( CAIR ) nos ombros das mulheres ? porque , como nós ____________________ ( SABER ) , as tarefas familiares não são partilhadas por igual , entre mulheres e homens .
A maioria das mulheres da nossa terra , cerca de 70 por cento , ____________________ ( VIVER ) nas aldeias de Timor - Leste e ____________________ ( TRABALHAR ) nos nossos campos .

Excerto do Presidente da República , 26 de março de 2018 ( texto adaptado )